Formação e Atuação Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Conheça alguns projetos nessa temática

Estudos sobre a formação e a atuação do profissional da informação. Estudo das competências e habilidades do profissional da informação.

Estudo dos egressos do Curso de Biblioteconomia da UNESP/Marília

Descrição: O acompanhamento do egresso de qualquer curso de graduação é uma ação pedagógica fundamental para retroalimentar os sistemas acadêmicos de um curso, visando a melhoria contínua da formação profissional. Esta pesquisa foi realizada junto a 157 profissionais formados pelo Curso de Biblioteconomia da UNESP/Marília, de um total de 526 egressos e objetivou avaliar a situação dos bibliotecários formados pelo curso, nesses 30 anos de existência. Para tanto, elaborou-se o instrumento de coleta de dados de forma que propiciasse descrever e analisar algumas características, como: cargo/função que os profissionais ocupam, salário, tempo de obtenção do primeiro emprego, cursos de atualização profissional realizados, participação em entidades de classe, e região onde atuam. A partir da análise realizada nos dados coletados, foi possível ter uma visão geral da situação ocupacional dos egressos do curso, bem como apreciar alguns aspectos relevantes e propor ações pedagógicas com o objetivo de redirecionar e/ou aprimorar o Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC).

Educação continuada em tratamento documental: a formação em serviço de bibliotecários da área de catalogação, classificação e linguagens documentárias das bibliotecas universitárias da Cidade de Marília

Descrição: O foco desta pesquisa está na formação em serviço dos bibliotecários que realizam o tratamento temático da informação documentária. A formação em serviço mostra-se relevante no cenário dos bibliotecários que trabalham com catalogação, classificação e indexação em bibliotecas universitárias porque nem sempre é possível resolver problemas através do fazer diário. É necessário um compartilhamento de experiências com outros colegas de profissão, a discussão e a própria reflexão por meio da formação em serviço. Nesse sentido, propõe-se conhecer a realidade das bibliotecas universitárias da cidade de Marília aplicando a proposta de formação em serviço como prática de educação continuada na perspectiva da pesquisa qualitativa no tratamento temático da informação documentária e obter os subsídios para o delineamento de uma proposta de política de tratamento temático da informação documentária. Serão participantes da pesquisa os bibliotecários da área de tratamento documental das 6 bibliotecas universitárias da cidade de Marília. Aas reflexões oriundas da formação em serviço sobre o fazer do bibliotecário desta área fornecem os subsídios necessários a proposta de educação continuada para bibliotecas universitárias.