Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional

Conheça alguns projetos nessa temática

Estudos sobre os fluxos formais e informais que perpassam o processo de inteligência competitiva organizacional, visando competitividade empresarial para as organizações.

Inteligência organizacional e inteligência social no contexto do big data: análise de dados para a geração de diferenciais competitivos

Descrição: A informação é um importante recurso para a sobrevivência das organizações contemporâneas. Esta se constitui por meio da produção de dados, oriundos da análise de mercado, concorrência e clientes, utilizando os métodos e técnicas da inteligência organizacional. A informação é um elemento determinante para a melhoria contínua das organizações, pois possibilita gerar valor estratégico ao negócio organizacional, tanto no curto e médio, quanto no longo prazo. Nessa perspectiva, é necessário que as organizações utilizem a informação de maneira eficiente para gerar conhecimento e possibilitar a melhoria contínua do processo decisório. Atualmente, as redes sociais potencializam a capacidade de as organizações gerarem diferenciais competitivos para planejarem ações futuras. Dessa maneira, a aplicação da inteligência organizacional no âmbito das redes sociais, pode gerar melhoria significativa ao processo decisório e ao planejamento de ações estratégicas, bem como à geração de diferenciais competitivos. As organizações têm buscado utilizar, cada vez mais, as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços e, sendo assim, é fundamental que as organizações desenvolvam o processo de inteligência organizacional nesse contexto, de modo a gerar diferenciais competitivos e inovação ao negócio. Prospectar e monitorar informações nesse ambiente passa a ser uma ação essencial para as organizações que querem se manter no mercado em que atuam, bem como inovar a partir das demandas advindas da sociedade.

Gestão da inteligência e do conhecimento como estratégia para as organizações competitivas e inovadoras

Descrição: As organizações estão inseridas em ambientes que, por natureza, são constituídos por conhecimento e inteligência. Dessa maneira, ao desenvolverem as suas atividades geram novos conhecimentos e inteligência, mesmo que de maneira involuntária. Em alguns ambientes organizacionais observa-se que a construção desse conhecimento e inteligência são capazes de gerar inovações e consequentemente proporcionar maior competitividade para a organização. Nesse sentido a presente proposta de pesquisa visa identificar, analisar e selecionar organizações (independentemente de seu segmento) na região da cidade de Marília, no estado de São Paulo e que se enquadram como competitivas e inovadoras. Com isso, a pesquisa se buscará compreender, como essas organizações constroem conhecimento e inteligência, bem como essas construções geram inovações e consequentemente resultam em uma maior competitividade. Para tanto, será analisado o referencial teórico referente às temáticas organizações competitivas, inovação, inteligência e conhecimento, bem como as suas gestões. O método que será utilizado consiste no estudo de caso, onde serão consideradas as organizações que se enquadram nas características, competitiva e inovadoras. Dessa maneira, para cada organização será aplicada a técnica da triangulação de dados para obter uma visão ampliada da problemática investigada. Para a coleta de dados, serão construídos instrumentos para a observação direta, responsável de colher informações sobre a cultura, comunicação, história entre outros aspectos importantes no contexto da organização, a entrevista estruturada e o questionário. Com essas informações espera-se construir um modelo conceitual que integrará etapas e atividades voltadas a Gestão da Inteligência Conhecimento e voltados para as organizações competitivas e inovadoras da região da cidade de Marília, bem como, a possível implantação do modelo integrado nas organizações participantes.